terça-feira, 14 de setembro de 2010

Da importância de aprender a curtir a solidão


Há muito que aprendi a curtir minha solidão. Digo, até, que quando estou só parece que estou no paraiso. Outro dia li um texto de Rubem Alves e resolvi compartilhar por achar que quando a gente aprende a ficar só e se sentir bem, ficamos mais felizes.

"A solidão amiga

A noite chegou, o trabalho acabou, é hora de voltar para casa. Lar, doce lar? Mas a casa está escura, a televisão apagada e tudo é silêncio. Ninguém para abrir a porta, ninguém à espera. Você está só. Vem a tristeza da solidão... O que mais você deseja é não estar em solidão...

Mas deixa que eu lhe diga: sua tristeza não vem da solidão. Vem das fantasias que surgem na solidão.
Lembro-me de um jovem que amava a solidão: ficar sozinho, ler, ouvir música... Assim, aos sábados, ele se preparava para uma noite de solidão feliz. Mas bastava que ele se assentasse para que as fantasias surgissem. Cenas. De um lado, amigos em festas felizes, em meio ao falatório, os risos, a cervejinha. Aí a cena se alterava: ele, sozinho naquela sala. Com certeza ninguém estava se lembrando dele. Naquela festa feliz, quem se lembraria dele? E aí a tristeza entrava e ele não podia curtir a sua amiga solidão. O remédio era sair, encontrar-se com a turma para encontrar a alegria da festa. Vestia-se, saía, ia para a festa... Mas na festa ele percebia que festas reais não são iguais às festas imaginadas. Era um desencontro, uma impossibilidade de compartilhar as coisas da sua solidão... A noite estava perdida.

Faço-lhe uma sugestão: leia o livro A chama de uma vela, de Bachelard. É um dos livros mais solitários e mais bonitos que jamais li. A chama de uma vela, por oposição às luzes das lâmpadas elétricas, é sempre solitária. A chama de uma vela cria, ao seu redor, um círculo de claridade mansa que se perde nas sombras. Bachelard medita diante da chama solitária de uma vela. Ao seu redor, as sombras, o silêncio. Nenhum falatório bobo ou riso fácil para perturbar a verdade da sua alma. ................................................."


Se seu coração te pedir, leia o texto completo em http://www.rubemalves.com.br/

Abraços fraternos!

3 comentários:

  1. Ultimamente tenho me questionado muito a respeito da solidão, passei por um rompimento recentemente e estou aprendendo sobre a importância de ficar sozinho por um tempo, pois achava que era feliz porque tinha alguém para compartilhar tudo, mas acabei descobrindo que hoje sozinha sou verdadeiramente feliz.

    ResponderExcluir
  2. Curtir a solidão é bom. Apagar a luz, botar uma musica bem triste e chorar é revigorante, comer 2 litro de sorvete e encher a cara de cerveja num tem coisa melhor. Prefiro a solidão do que a ilusão.

    ResponderExcluir
  3. a solidão é plena. minha grande companheira.

    ResponderExcluir